A semente da fé, só Deus frutifica no coração daquele que Ele escolheu para o receber. E ao faze-lo, curiosamente utiliza um outro ser humano, como o mensageiro, o ora mobilizado que tem por incumbência lançar a “semente”.
Não importa que o tamanho do coração seja grande, pequeno, novo, velho, lindo, feio, com batida regular, apressada, se está massacrado por rasteiras da vida e cheio de cicatrizes, Ele simplesmente escolhe em meio a um “suposto jardim que pode ser agreste, ou até de características de densíssima floresta” e procura simplesmente um coração na qual Ele sabe se interessará logo mais em conhecer de onde proveio aquele ardor, que até então ignorava alguma vez lhe fosse atribuído, porque a seu ver, achava que era um durão, um insensível, ou um vaidoso e um tremendo contra a fé.
Mas, o Espírito Santo em sua missão de atrair o homem a Deus, numa atitude singela aconchega a semente da fé num lugar secretíssimo do coração, onde essa semente vai-se instalando, ocupando cada vez mais espaço, fazendo brotar raízes concordantes com a avidez em conhecer mais e mais o Senhor; seja pela leitura da bíblia, seja pela instrução que se adquire na escola bíblica dominical, seja pela pregação no culto; e ainda pelo acompanhamento permanente do referido Espírito Santo, que vigilante dá discernimento para que se compreenda o que é de Deus, e o que é a antítese a Deus.
A chamada transformação do homem velho, em homem novo, só pela graça do Espírito Santo, que faz com que homens até então verdadeiros perseguidores da fé, se transformem em homens pregadores de fé; que homens tomados por vícios hediondos, abandonem esses mesmos vícios; que homens envoltos em toda a espécie de carapaças, abandonem essas mesmas carapaças, que homens iracundos se tornem dóceis; que homens prontos a desistir da vida, ganhem gosto pela vida. Tudo isso, pelo reflexo da luz espiritual de Cristo que graça em misericórdia. paz e amor.
O facto é que o jardim pode ser agreste, ou até uma floresta, porém o Espírito sabe exatamente qual a receptividade de cada coração para receber a semente. E também sabe, quais as sementes que vão produzir a 20%, a 100%, a 200%, unicamente desejosas de no serviço glorificarem o Senhor.
Deus jamais se engana, e consequentemente cuida dos corações acolhedores das suas sementes de acordo com as suas três valências: Pai, Filho e Espírito Santo.
Graça e Paz!
Be First to Comment