Skip to content

A ÁGUA

A água é um elemento essencial para a vida. E sem ela, a vida animal e vegetal não consegue as reações químicas indispensáveis com que mantem os organismos vivos, e consequentemente acabam por sucumbir.

É uma tristeza quando seca persistente atinge uma determinada zona, e da qual os órgãos da comunicação social e outras fontes dão a conhecer; pondo a nu povos que são obrigados a debandar das suas zonas de origem. Nesses mesmos lugares, observam-se, ainda, carcaças de animais expostas ao sol por perda das condições dos seus habitats, e também se analisa a permuta de áreas vegetativas para áreas desérticas.

A água é sem dúvidas fonte de vida.

Ora, bem!… Jesus Cristo que gostava de comunicar através da linguagem figurativa, aproveitou o facto de estar junto do poço de Jacó e aconteceu que uma mulher Samaritana se aproximou para recolher água provavelmente numa vasilha; e disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Respondeu-lhe a mulher samaritana: “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens como tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tonará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.” (João 4:9-14)

Sem dúvidas que Jesus ao usar a temática da água como elemento de vida, fê-lo pela sua significância.

Porém, ele não só estava a falar com a mulher samaritana, mas, outrossim, com cada um de nós, explicando que tal qual dependemos da água como um bem vital, igualmente precisamos de conhecer e amar Cristo como o Verbo, o nosso Senhor e Salvador; pois ele é a fonte permanente e única para a vida eterna. Só Nele conseguimos encontrar o veículo conducente à presença de Deus. Ideia em parte refletida em Apocalipse 22:4-5 que refere o seguinte: “E verão a sua face; e nas suas fontes estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará, e reinarão pelos séculos dos séculos”.

Se neste mundo tudo é passageiro, em Deus tudo é eterno.

Deus está além do ontem, do hoje, e do amanhã; porque Ele não tem tempo, consequentemente foi Ele que fez o tempo, bem como todas as coisas existentes no Universo.

Se nós humanos somos constituídos por corpo, alma/ espírito (entenda-se, posição dicotomista ou tridocomista), o nosso corpo é perecível, matéria que se decompõe com o tempo, ou com as circunstâncias; porém o nosso espírito é eterno. E é essa eternidade que constitui o verdadeiro desafio: se junto de Deus, ou fora de Deus (inferno)? Sendo que esses caminhos são completamente diferentes, reflexo da decisão em vida que cada um tem que tomar.

Deus é misericordioso, e espera, e compraza-se com todos aqueles que aceitem e sigam Jesus, o Salvador.

Termino descrevendo Apocalipse 3: 20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”

Graça e Paz!

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *