Skip to content

REFLETINDO

A.W. Tozer proferiu a seguinte frase: “Um ídolo na mente é tão ofensivo a Deus quanto um ídolo na mão.”

Enquanto cristãos esta frase faz todo o sentido.

Veja-se:

Existem pessoas que apontam aos ídolos, no sentido de se revestirem como cópia do estilo de vida deste ou daquele, que pode ser um grande atleta, modelo, artista, político, ou outra qualquer entidade; que se renunciam a si mesmos, para viverem os sucessos e os insucessos dos seus modelos humanos.

Há os que se preciso for, gastam o que têm, até se endividam, para seguirem os passos e se tornarem notados de modo a se sentirem agradados e fazerem parte ativa do clube de fãs do seu ídolo.

Sendo certo que uma coisa é apreciar-se e valorizar-se a obra de um artista, a habilidade de um futebolista, ou o desenvolvimento científico de um génio. E outra coisa é proceder-se ao culto da personalidade com uma tal intensidade, como por aí se vê.

A bíblia em Lucas 4:8 reproduz as palavras de Jesus como resposta perante a insistência rocambolesca de satanás: “Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto.”

Sendo que na tentação o maligno estava a tentar usar, com engodo, de uma prerrogativa que lhe estava vedada. E, assim, com esta artimanha procurava anular o processo iniciado em Jesus Cristo do Reino de Deus.

Porém o Senhor Jesus que vinha com a missão de salvar a humanidade, estava firme no seu mandato. pelo que no versículo 12 refere o seguinte: “Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus.”

Pelo que se pode inferir de ardil de toda a forma astuciosa que leve a prestar culto a imagens, cultos de personalidades, culto de anjos, culto de astros e animais, culto a gurus e quejandos. Tudo isso é contra as regras de Deus, e uma forma de desvalorizar perante os homens, a missão salvífica de Jesus.

Quando da visão de João de um anjo que lhe relatou das coisas que já aconteceram e hão de acontecer, o apostolo dobrou-se para adorá-lo. Mas o anjo disse-lhe: “Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, dos profetas, e dos que guardam este livro. Adora a Deus.” (Ap. 22:9)  

Quando Jesus conversava com a mulher samaritana a determinado momento do diálogo afirmou textualmente o seguinte: “Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (João 4:23)

Termino este escrito, dando a Deus toda a Glória!

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *