Skip to content

O LIVRO

O livro é um instrumento que faz despontar o desenvolvimento cultural dos leitores. Pelo saber que transporta, pela abertura de horizontes, pela criatividade que desperta e pelo interesse que desenvolve.

Contudo, hoje em dia encontra-se o livro no formato tradicional, mas também, já no formato digital, sem que com isso desmereça a sua funcionalidade educacional, científica, recreativa, afetiva ou biográfica.

Nesse sentido, um dos livros mais lido no mundo é a bíblia. Sendo que a bíblia é uma compilação de 66 livros de primeira canonicidade, escritos por diversos autores, racionalmente inspirados junto dos seus autores por Deus; que tem por funcionalidade de um modo gradativo dar-se a conhecer, como verdadeiro Deus; nas três vertentes de: Pai, Filho e Espírito Santos, e a sua esmerada obra redentora, a da salvação.

A palavra de Deus em 2 Timóteo 3:16-17 refere: “Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra”.

Ora, se estes dois versículos realçam e confirmam a inspiração da palavra com objetivo claro de educação, sobre o caminho que o Senhor quer que os seus filhos sigam. Nesta linha de raciocínio, não posso deixar de refletir também a identificação de Deus no livro de 1 João 2:23, que desenvolve a consciência da correspondência firme, do seguinte modo: “Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem igualmente o Pai.”

Não se pode desassociar Pai, Filho, e Espírito Santo, das funções de criador, salvador e da presença ativa, como prova da constante vontade de Deus na sua obra. É verdade que o versículo acima referido conduz para uma indissociável e única vontade em todo o tempo, na obra salvífica resumida em Jesus, que “subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação ser igual a Deus” (Filipenses 2:8), para em cumprimento da palavra, tornar-se no definitivo cordeiro substitutivo, e desse modo derrotar o pecado.

Sem dúvidas que a bíblia é a palavra de Deus imutável, e que nos seus 66 livros completam a informação pormenorizada de como conhecer, seguir, amar, louvar e adorar a Deus. Sendo um livro que em Países onde se persegue o cristianismo, é proibida a sua leitura!

Mas, ainda assim, é do conhecimento que a palavra de Deus por mais que a queiram silenciar, ela subsiste no coração de determinados filhos de Deus, ou em forma de porções escritas, na posse de pessoas que se sujeitam ao perigo. Porque a Palavra de Deus, é a luz colocada na candeia e que jamais se apaga.

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *