Li uma frase que encerra muita sabedoria e que é atribuída a Martin Luther King, e que refere o seguinte: “Temos de aprender todos a viver como irmãos, ou morremos todos como loucos!”
O pastor evangélico e ativista político foi assassinado em 1968 por crime de ódio racial, e passado mais de meio século da sua morte, as suas palavras são atualíssimas; sendo que a morte recente do cidadão George Floyd aponta para a loucura humana que continua por aí…, e trouxe para a ribalta o que chamarei de um grito internacional de revolta, através das inúmeras manifestações populares.
Que mundo é este aonde a um ritmo surpreendente se conseguem tantas conquistas espaciais, tanto conhecimento sobre a natureza do homem e todos os outros seres vivos, com apropriação pelos estados da declaração universal dos direitos humanos, e, infelizmente ainda há quem meça o seu semelhante pela cor da sua pele?
Realmente este é mais um daqueles absurdos que vai prevalecendo em meio a humanos, ainda que instigado por uns tantos (nas mais diversas latitudes), que vão deixando marcas aqui…, ali…, acolá…, e para a qual a sociedade em geral deverá estar vigilante para que se estirpe um tão grande mal.
Enquanto cristãos, não podemos esquecer os muitos ensinos que encontramos na bíblia, quando persuadidos pela consciência superior que é o Espírito Santo, que transmite sabedoria ao homem tanto no sentido espiritual, como social, por modo de vida em nossa caminhada terrena.
E nesse sentido lembro Provérbios 30:12-14, que refere o seguinte: “Há daqueles que são puros aos seus próprios olhos, e que jamais foram lavados da sua imundícia. Há daqueles quão altivos são os olhos e levantadas as suas pálpebras! Há daqueles cujos dentes são espadas, e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos, e os necessitados entre os homens.”
Ora, nos versículos acima destacados, são bem explícitos os avisos relativos às deformações comportamentais. Isto é, quando o individuo aos seus próprios olhos se ache superior ao outro por razões que não as são. Pelo que se pode inferir que quando assim é: não deixa de ser um preconceituoso, um destruidor das relações humanas, um fazedor da maldade, um louco aos olhos do Altíssimo. Sendo certo que, as sagradas escrituras são a mensagem intemporal de Deus para os homens.
Be First to Comment