Se formos consultar o dicionário a palavra padrão, tem os mais diversos significados. Pode significar um marco histórico, tal como os antigos navegadores erguiam nas descobertas; pode ter por referência uma medida; pode ter que ver com o custo de fabrico de determinada unidade; pode ser um modelo…
Na sequência da definição de modelos, enquanto cristão, interessa desenvolver um pouco sobre padrões comportamentais. Porque inseridos nesta problemática a personalidade e o comportamento, são causa e feito da questão. De certa forma quando se procura modelar o comportamento também se está a agir na personalidade, tal como na situação inversa.
Sendo certo que ao longo da nossa vida esses dois fatores vão se alterando, conforme o meio em que se vive, as convicções, as responsabilidades, e o avanço da idade.
Contudo, o mundanismo tenta pressionar comportamentos como exemplo a seguir, que a mais das vezes não dignificam o homem aos olhos de Deus, tais como: comportamentos lascivos, linguagem obscena, linguagem de gozo herege e ateísta, egocentrismo, evasão de responsabilidades, maledicência, prepotência intelectual e política, abuso de poder, etc. etc.
Em contraponto ao acima referido, na sua carta aos Filipenses 4:8 o apóstolo Paulo escreveu o seguinte: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
Se no tempo do apóstolo Paulo este sentiu necessidade de chamar a atenção para a necessidade de comportamentos dignos aos olhos de Deus; hoje em dia, as palavras de Paulo continuam a ser atuais e a fazerem todo o sentido.
Tudo, isso, porque o homem é um pecador nato, e só se livra das consequências do pecado, pelo sangue vertido na cruz por Jesus Cristo, enquanto remidor.
Porém, não podemos perder de vista que o Senhor nos propõe determinado modelo de vida, que tem por base, reconhecimento de Jesus Cristo como Salvador, amor, gratidão, bondade, retidão, esperança, compromisso, obediência, justiça, como trajeto de vida cristã a seguir.
Be First to Comment