Será que as dinâmicas da nossa sociedade permitem que se viva com pureza?
Os estímulos que nos são propostos pelos meios de difusão apontam invariavelmente como engodo o materialismo e a sexualidade, como os meios indicados para a felicidade.
E para que não haja dúvidas, é só estarmos atentos ao publicitado pela televisão, rádio, internet e jornais, que convergem na sistematização desses ideais materialistas e sexualistas, que as tornam como únicos objetivos de vida de inúmeras pessoas.
É verdade que o materialismo e, a sexualidade, comedidas são parte da vivência humana; ainda, que, para um cristão não pode ser tomado como um fim em si, porque valores superiores são propostos na mensagem da cruz.
A palavra de Deus em Mateus 11:28-29 ajuda-nos a refletir um pouco sobre o assunto, quando refere o seguinte: “ Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.”
Estas palavras foram ditas por Jesus na circunstância de os fariseus sobrecarregarem a lei, e exigirem o cumprimento por parte do povo. Era a sociedade do momento a exercer a sua pressão sobre os mais simples; a exemplo da sociedade contemporânea, que desvia o foco do alvo que é Cristo Jesus em toda a sua autenticidade, para alvos alternativos estimulados pela natureza mundana.
E desde logo, o mundanismo é o oposto daquilo que Jesus é, e que convictamente assumiu, quando se afirmou como manso e humilde de coração. E que tem que ser a grande referência para aquele que o aceitou como Senhor e Remidor, e que pretende caminhar na sua peugada.
E essa caminhada é simples?
Claro que não!
Como humanos e pecadores que somos, temos que enfrentar as solicitações mundanas, recusando-as. Não obstante a ajuda do Espírito Santo, que avisa do pecado da justiça e do juízo, para que se faça regularmente a caminhada da santificação.
Be First to Comment