Skip to content

CONVITE

Nos dias de hoje é comum recebermos imensos convites. Seja pelo telemóvel, correio electrónico, carta, verbalmente, e ultimamente via facebook, por causa de um qualquer evento, que pode ser de âmbito cultural, cientifico, económico, festivo, desportivo, ou espiritual.

Quando recebemos esses convites, a mais das vezes tratamo-los de imediato, pondo em aviso, ou rejeitamos se o acharmos desadequado, desinteressante, desaconselhável, etc., etc. Mas o facto de se rejeitar antecipadamente não garante que estejamos certos ou errados nessa opção.

Nesse sentido, em face das nossas opções, elas podem ter consequência inequívocas em cada um de nós.

Ora, bem! Jesus Cristo através da sua palavra, que está exarada na bíblia, de uma forma geral convida a humanidade, para que o receba e apreenda convictamente os seus ensinos, da qual resultara em transformação na forma de agir sobre a sociedade, e consequentemente não se dissociando da aproximação a Deus.

Entre os muitos convites, a bíblia em Mateus 11:28-30 refere o seguinte: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Nos versículos acima referenciados, Jesus estava implicitamente a falar dos rabinos e dos fariseus, que sobrecarregavam o povo com sobrecarga sobre a lei, e que eles mesmo não cumpriam. E tal qual estes versículos outros há que apelam para que o tenhamos em conta.

E generalizando para os nossos dias, pelas nossas imperfeições, que entre n situações que poderiam aqui ser mencionadas; em particular expresso uma situação por muito comum: a vida hoje é tão intensa que ao fim de um dia de trabalho estamos cansados e muitas vezes insatisfeito pelo modo que não somos reconhecidos, e quando chegamos a casa não damos a devida atenção à família, e respingamos pela insatisfação e deixamos que a nossa relação com Deus e com as demais pessoas esteja a ser afetada.

E nesse sentido, Jesus conclui com o seguinte “E eu vos aliviarei.” Ele envia-nos o convite, não para que o ponhamos de lado, mas para que o aceitemos, mas de contínuo exige a nossa lealdade, para que Ele venha em nosso socorro concedendo-nos a sua paz, e deste modo, aliviando-nos das opressões do mundo.

A vida cristã, é uma caminhada em que temos que ter por alcance as instruções de Jesus, citadas nos versículos acima: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde coração.” E só levando a peito esta recomendação, faremos o percurso sem enganos, ao encontro do Senhor nosso Deus

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *