Skip to content

PENSAMENTO

Esta frase é da autoria de Agostinho de Hipona: Aquilo por que vivo, comunico.

Sem dúvidas que a forma que cada um vive, de certa forma traduz uma mensagem para a sociedade, de acordo com os princípios que o regem.

Veja-se: Um individuo que se desleixa com o trabalho, que não vai trabalhar sem motivos concretos e não aparentes, está a dizer para a comunidade, para a família, para a entidade patronal que é um preguiçoso. Aquele que adquiri bens sem ter uma fonte visível da proveniência dos rendimentos, está a comunicar para a sociedade que aqueles bens foram adquiridos de forma ilegítima. Aqueloutro, que estuda com afinco, está a dizer que se está a preparar para os desafios do amanhã.

Assim, Agostinho implicitamente está a dizer-nos com a sua frase, que aquele que vive pela fé tem Jesus Cristo no coração, nas suas palavras, nas suas ações, e nas suas considerações. Afirma-se incondicionalmente pelos valores de Cristo o Salvador.

Jesus ao falar para os seus discípulos disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” ( João 14:21)

Ora, quando Jesus está a dizer ___ e eu também o amarei e manifestarei a ele ___ tacitamente está a dizer-nos que se agrada com aquilo que está a ver, e a reconhecer da vivência do individuo em causa, independentemente de ser feio, bonito, pobre, rico, velho, novo, com saúde, ou na doença, pelo que a disponibilidade de Deus é abrangente a todos os humanos; mas, só, aqueles que o reconhecem como Senhor e Salvador, são os que Ele acolhe no seu seio, e beneficiam diretamente da Sua graça.

Tudo é claro aos olhos de Deus, ele sabe o nosso pensar e o nosso agir. Nesse sentido, o nosso viver segundo os preceitos de Deus, torna a visibilidade das nossas ações de uma forma comunicável às demais pessoas da sociedade.

E é por isso, que os olhos dos nossos vizinhos, dos nossos amigos, e dos nossos familiares, estão sempre prontos a observarem-nos e a tecerem considerações que podem ser favoráveis, ou não; porque exigem que o crente aja de acordo com os valores que apregoa. Eles pretendem ver se falamos para o exterior, com reflexão no nosso interior.

Daí a vida do crente ter que ser um livro aberto. Um testemunho vivo. Embora saibamos que o pecado é fraqueza do homem, da qual o crente se deve preservar, por ser avisado pelo poder do Espírito Santo (que nos cutuca para análise de consciência), do pecado, da justiça e do juízo. Porque Deus se preocupa com os seus filhos.

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *