Vou começar por citar uma frase atribuída a João Calvino: “Se não houvesse Deus, a consciência seria inútil.”
Fiquei a pensar na frase, e retirei esta nota do Wikipédia: “Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano.”
Ora, o que aqui interessa meditar é na consciência moral, enquanto qualidade do labor mental, que leva em consciência que a pessoa se sinta bem, ou mal, por comparação àquilo que está definido pelo Senhor, por correto.
Nesse sentido, depressa viajei até Romanos 5:12-13 “ Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta.”
O apóstolo Paulo é transparente naquilo que afirma, o pecado entrou por Adão, porque até então não havia consequência (morte).
Como sabemos por desobediência às instruções que recebera de Deus, Adão pecou! Ora, sendo Deus Santo, instruiu Adão no poder da Sua Santidade e de Criador, necessariamente para o que aquele podia, e não podia fazer.
Reconheça-se que ao homem, tinha-lhe sido conferido o livre-arbítrio, que não é mais, nem menos, que o poder de decidir voluntariamente.
Perante a instrução de Deus (lei) o homem por vontade própria rejeitou a lei, e só então tomou consciência da causa e do efeito. Afastou-se de Santidade de Deus, e até a sua nudez passou a ser-lhe um peso à vista da Santidade de Deus. A consciência de Adão intuía ter transgredido voluntariamente, ainda que se tenha tentado desculpar ao não se assumir como responsável. Contudo, ao esconder-se ele reconhecia que era culpado.
Penso, em conformidade, entender a frase de Calvino: “ Se não houvesse Deus, a consciência seria inútil.” Ou, seja: A santidade de Deus, inevitavelmente obriga a que se distinga o bem, do mal. Porque se a medição for efetuada de homem para homem, perde-se a referência principal que é a santidade.
Sendo que a bíblia é a palavra de Deus viva, em 1 Pedro 1:15-16 afirma: ”Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque está escrito: Sede santos, porque Eu sou santo.”
Be First to Comment