Uma das características das sociedades ditas modernas, é a falta de paciência. Corre-se impaciente para apanhar o metro, o autocarro, o barco, o avião, porque tem que se estar em luta permanente contra a inflexibilidade dos horários. Casos há, que até as refeições são fugazes, pelas exigências do malvado relógio.
De certa forma esse corre, corre, contra o tempo, acaba por afetar de um modo geral as relações pessoais entre pessoas, por deixarem de ter tempo para socializarem uns com os outros, e porque as pessoas tornam-se como uma espécie de robôs a mando dos seus próprios compromissos.
O curioso nessa corrida contra o tempo é que desgasta as pessoas, tornando-as irritadiças, irrequietas e sôfregas na obtenção de resultados imediatos. E quando isso não acontece (tal como o povo refere) são capazes de levantar uma tempestade num copo de água. E por detrás de todo esse eriçado está invariavelmente a impaciência.
O livro da sabedoria que é a Bíblia, ensina a que se seja paciente, porque da paciência resultam coisas positivas.
Assim, transcrevo alguns versículos, (versão King James) que são ilustrativos:
(Provérbios 15:18) “A pessoa que se irrita facilmente provoca dissensão, mas o paciente acalma as discussões”.
(Prov. 25:15) “Com paciência dobra-se um magistrado, e a língua macia pode quebrar ossos”.
(Sl 37:7-9) “Aquieta-te diante do Senhor e aguarda por Ele com paciência; não te irrites por causa da pessoa que prospera, nem com aqueles que tramam perversidades. Deixa a ira e abandona o furor; não te impacientes. Não te inflames, pois assim causarás mal a ti mesmo. Pois os malfeitores serão exterminados, mas os que depositam sua esperança no Senhor herdarão a terra”.
(Gálatas 5:22-23) “Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há lei”:
(1 Coríntios 13:4) “O amor é paciente; o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, nem é arrogante.”
Muitas outras referências sobre a paciência se encontram registadas na bíblia, para que as pessoas entendam e pratiquem, a bem de comportamentos irrepreensíveis e da sua própria saúde.
Graça e Paz!
Be First to Comment