A mensagem da Bíblia continua a ser atual, na medida em que Deus a desejou e a universalizou para constância reflexiva e produtiva no ser humano, tornando-a prevalecente ao longo da história dos tempos.
Na aplicação prática `eu que já sou ancião´ a Palavra de Deus tocou-me naquilo que o salmista escreve, e me convida a refletir:” Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. A tua justiça, ó Deus, atinge os altos céus, tu tens feito grandes coisas; ó Deus, quem é semelhante a ti? (Salmo 71:18-19)”
Ao longo da minha vida cristã já li estes versículos provavelmente uma boa dezena de vezes, sem que os mesmos despertassem especial acuidade, provavelmente por julgar que não envelhecia. Mas, hoje, eis que a mensagem me lembra que estou velho, e tenho que continuar a ser proativo na mensagem da cruz; pois a objetividade da minha vida ainda não terminou, nem vai terminar, enquanto Deus assim o entender. Se sou prezo de língua, como outros o foram, isso não é impeditivo de com mais, ou menos dificuldades linguísticas, continue a falar da mensagem da cruz pelo meio tradicional, ou por aplicação dos vários meios comunicacionais colocados ao dispor do homem.
Porém, um bom testemunho aos olhos dos outros, é aquilo que eles nos veem fazer no dia-a-dia, e através da qual nos testam, se as palavras que se proferem são sábias, ou ocas. Ou se apenas debitamos, e não respaldamos em nós o que proclamamos. Se assim for, funciona como descrédito daquilo que se anuncia.
É verdade que a muita idade, não significa muito conhecimento adquirido. Mas, pode significar sabedoria de vida, com exemplos que podem ser marcantes na nossa vida, e na vida de outros.
Quem não gostará de ouvir contar histórias do antanho, relatadas por um ancião? A sua voz pode ser vibrante, ou enfraquecida, ter que parar vezes sem conta, para alinhavar convenientemente a sequência da história; mas ela vai refletir a realidade vivida por ele, ou pelos seus.
Quantas dessas pessoas não foram bafejadas por Deus em suas ações, para que outros pudessem reconhecer o que consideravam simplesmente como inexplicável, mas que Deus tornou manifesto desse modo?
Deus é magnânimo, e Ele pretende fazer parte da história de cada pessoa; bastando para tanto que, seja reconhecida a obra salvífica de Jesus Cristo na cruz. O Deus feito homem que se fez carne, por conta da remissão dos homens.
Ainda que em nossos dias muitas vozes se levantem contra Deus, outras se levantam para o louvar. Porque Deus cuida do seu remanescente.
Atente-se para o Salmo 92:12-14 “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”.
Graça e Paz!
Be First to Comment