Skip to content

AS COISAS E LOISAS DA VIDA MODERNA

A vida na modernidade é extremamente exigente, o que leva a uma constante luta contra o ser e parecer, e contra o tempo.

Veja-se o caso das pessoas que saem de casa de madrugada, para regressarem já noite avançada, por trabalharem a léguas de distância do local de residência e em consequência passam horas a fio nos engarrafamentos e nos desvios do transito.  Também aquelas situações de indivíduos que pelo acumulado de prestações mensais a pagar e a exiguidade do ordenado, têm que arranjar um segundo, e quando não, um terceiro emprego, e falta-lhes o tempo para si para a família carnal, e para a espiritual.

No segundo caso, essas pessoas estão manietadas pelas necessidades do cumprimento das obrigações financeiras, e por vezes, mal se veem livres de uma atadura já estão a meter o pescoço noutro laço ao endividarem-se novamente porque o status social exige um novo carro, ou porque pretendem trocar o apartamento por um outro num local mais distinto, ou porque o banco tal abriu uma linha de crédito para férias numa ilha paradísica e o vizinho já usufruiu disso, e mais, mais…

Em resultado de toda essa pressão, ao invés do pretendido, quantas das vezes não se escancaram as portas a condições de insolvência financeira, ou de perda de condição de vida com necessidades de acompanhamento médico.

Ora o ser-se cristão não se pode desligar da vivência humana, e nesse sentido Jesus preocupou-se, e preocupa-se com as pessoas; e em uma das passagens bíblicas disse o seguinte: (Mateus 11:28-30) “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Ora bem! Jesus conhece as nossas necessidades, e sabe pormenorizadamente aquilo que nos pressiona, inclusive os nossos exageros pelas exigências da modernidade, a exemplo da pressão dos fariseus sobre o povo de Israel que debitavam leis em cima de leis. Porém, em nossos dias, com outra roupagem, a pressão recai sobre o comum cristão, que em muitos dos casos se assenhora de um aglomerado de problemas sem a devida ponderação. Pelo que a solução está em seguirmos os conselhos exarados nas escrituras de uma conduta cristã, que são a forma expressa de Deus de nos orientar e nos proteger. Porquanto Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *