Skip to content

A ÁGUA ENQUANTO ELEMENTO

A água é um elemento indispensável para a vida. É nesse princípio que povos gladiam-se no controlo de um tal elemento, a pontos de os estados legislarem no sentido da sua conservação, monitorização, consumo e desperdício da água, razão pela qual todos os dias podemos abrir inúmeras vezes as torneiras, no sentido de bebermos, cozinharmos, e do processamento da higiene pessoal. Sendo a água um bem com tão grande importância para a vida, é lamentável quando observamos que por razões economicista há quem conspurque rios e mares em prejuízo não só dos humanos, como de outras formas de vida.

Se estou a dar merecida importância ao elemento água, não posso deixar de reparar na simbologia deste elemento no reino espiritual. Então veja-se: (Êxodo 19:10-11) “Disse também o Senhor a Moisés: vai ao povo, e purifica-os hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes, e estejam prontos para o terceiro dia o Senhor à vista de topo o povo descerá sobre o monte Sinai.” ___ Ora o elemento água, não deixou de ter a mesma composição química. Continuou a ser água. O simbolismo está no facto de que ao lavarem a roupa, estavam a predisporem-se física, emocional e intelectualmente para uma nova forma de vida, na proximidade de Deus através dos seus mandamentos. E este processo de preparação compreendia um período de três dias, provavelmente para que cada espírito tomasse verdadeira consciência da necessidade da bondade da lei de Deus para o povo, em seu chamado na pessoa de Moisés, ao monte Sinai.

Na sequência da perspectiva atrás inumerada, e para melhor entendimento, vou citar um outro exemplo vertido no novo testamento: (João 4:10-11) “Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?” ___ Ainda que Jesus estivesse junto de um poço com água e, falasse para uma Samaritana (escândalo para os judeus), na verdade não era o elemento químico que Jesus estava a pôr em referência, mas, sim, a sua divindade para o serviço da humanidade. O Deus feito homem, para transformar todos os que aceitam purificar as suas almas, nele.

Nesse sentido e através destas duas passagens, <ainda que existam inúmeras passagens> fica claro que não é o elemento químico (água) que opera transformação espiritual. Porque a transformação espiritual, advém do empenho e receção ao Senhor e Salvador. Daí que a água, o pau, o ferro, a argamassa e outro qualquer material, continuará a não verter graça espiritual, nem direito a adoração.

Published inTextos Cristãos

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *